Qual é o maior ser vivo do mundo?

Se você pensou em uma baleia azul, um elefante ou uma sequoia passou bem longe da resposta! Por incrível que pareça, o maior ser vivo do planeta atualmente é um fungo chamado Armillaria ostoyae (cogumelo mel).

fungo3

Mas qual é o tamanho dele? Bem, foi estimado que um exemplar encontrado na região montanhosa do estado de Oregon (Estados Unidos) medisse 965 hectares. Convertendo tal medida o único indivíduo mede incríveis 9,65 km² (isso é muita coisa mesmo!!!). Através de estudos moleculares foi possível demonstrar que o mesmo indivíduo possuía todo esse tamanho.

fungo2

Mas como eu nunca vi um ser vivo desse tamanho? Isso porque a grande maioria dos fungos pluricelulares vive enterrada em algum local. Os cogumelos que vemos são apenas partes conhecidas como corpos de frutificação (envolvidas com a reprodução). A maior parte de um fungo é formada por estruturas chamadas hifas, as quais ficam imersas em algum substrato.

fungo1

Hifas do Armillaria ostoyae

O Armillaria ostoyae é um parasita de árvores causando a destruição de suas raízes. Estima-se também que esse indivíduo tenha cerca de 2.400 anos de idade!

Fonte: clique aqui

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s